sábado, 9 de junho de 2007

Ó Montemor dos arrozais e das cantigas...


Onde nasceu Fernão Mendes Pinto?
Jorge de Montemor, onde nasceu?
A mesma terra, o mesmo céu que eu pinto,
Castelo velho, o que foi deles é meu.

Dom Abade João vigia a tarde
Olhos longos sobre as ameias
Ao longe, búzios dão o alarme
"Moiro na costa", avisam as sereias!

Afonso Duarte

Terra de sonhos, de fadas, bruxas, sereias, arcas escondidas e moiras encantadas. Foi aqui que nasci, cresci à sombra deste castelo. Quantas esperanças, sonhos desfeitos e feitos concretizados não terá ele já visto? Quantos mais irá ver?

Quantas mouras não estarão ainda encantadas nas suas catacumbas, à espera que um qualquer cavaleiro no seu cavalo branco as venha libertar do seu cativeiro? Cá pra mim, também eu devo ter sangue mouro a correr-me nas veias...

1 comentário:

The_new_hope disse...

Manter esse espírito é reavivar a esperança! Lamento no entanto informar que os sonhos não morrem, mudam as prioridades, calam-se as vontades e escondem-se os desejos, mas...
... os sonhos são eternos.